Pontos Importantes do Enredo - Parte 2

em sábado, 10 de setembro de 2016

Pontos Importantes do Enredo - Parte 2

No Post passado, Pontos Importantes do Enredo – Parte 1, falamos sobre alguns marcos do texto narrativo de acordo com o livro "5 Secrets of Story Structure - How to write a novel that stands out" da autora K. M. Weiland.

Hoje vamos exemplificar alguns daqueles pontos com base em três filmes conhecidos. As informações mais uma vez são de uma base de dados do site dessa mesma autora: Story Structure Database.

Os filmes são:


Capitão América, o Primeiro Vingador; Hobbit; Para Sempre Cinderela


- Capitão América, o Primeiro Vingador - 2011

- Hobbit – Uma Jornada Inesperada - 2012
(se alguém preferir seguir pela trama do livro em vez da do filme e não tiver problemas para ler em inglês ou pela tradução do Google, cheque Os Pontos Importantes do Enredo do livro O Hobbit)

- Para Sempre Cinderela – 1998 (Sessão da Tarde!! :P)

Alerta (óbvio) de spoilers.

Capitão América, o Primeiro Vingador 

Enredo: Capitão America - O Primeiro Vingador

Enredo: Capitão America - O Primeiro VingadorEvento Instigante – Steve tenta pela quinta vez se alistar no exército. É interceptado pelo Dr. Erskine que o recruta para seu programa de super soldados.



Ponto Chave – Dr. Erskine complete seu experimento e transforma Steve em um super soldado – Steve deixa seu Mundo Normal para trás.

Primeiro Ponto de Virada – Hydra explode o laboratório, rouba o que sobrou do soro do Dr. Erskine e o mata. Steve é jogado no conflito principal contra a Hydra. 

Ponto de ‘Beliscão’ I – Na Itália, com seu grupo musical, Steve, frustrado, descobre que seu melhor amigo, Bucky, está desaparecido. Contra as ordens, ele vai até o território inimigo para resgatá-lo. 

Enredo: Capitão America - O Primeiro VingadorPonto Médio – Steve resgata Bucky e outros sobreviventes. Ele encontra o líder da Hydra, Johann Schimidt (Caveira Vermelha) – isso mostra a ele a verdadeira face do inimigo. Steve retorna à base como herói. Ele deixa para trás a fase de reação e entra no modo ação.



Ponto de ‘Beliscão’ II – [Segundo K. M. Weiland, o filme não teria esse Segundo ponto de beliscão. Capitão América segue em uma série de ações heroicas sem encontrar quase nenhuma resistência. ]

Terceiro Ponto de Virada – Em uma missão para capturar Dr. Zola, Steve e seus companheiros caem em uma armadilha. Buck cai em um precipício.

Clímax – Steve e seus companheiros invadem a base de Schmidt. Ele escapa, e Steve sobe em seu avião.

Ponto Culminante – Depois que Schmidt é arremessado para o cosmos pelo Tesseract, Steve percebe que não conseguirá aterrissar o avião sem machucar as pessoas em solo. Ele se sacrifica deixando o avião cair no Ártico.

Enredo: Capitão America - O Primeiro VingadorResolução – Steve acorda em Nova Yorque – e descobre que esteve desacordado por setenta anos. 






Hobbit – Uma Jornada Inesperada

Enredo: Hobbit - Uma Jornada Inesperada


Evento Instigante – Os anões visitam Bilbo sem serem convidados

Hobbit – Uma Jornada Inesperada

Primeiro Ponto de Virada – Bilbo muda de ideia e decide se unir à companhia.



Ponto de ‘Beliscão’ I – A companhia é perseguida por orcs e wargs.

Hobbit – Uma Jornada Inesperada

Ponto Médio – De má vontade, Thorin mostra o mapa para Lord Elrond.




Ponto de ‘Beliscão’ II – É revelado que Azog ainda está vivo e está procurando Thorin.

Terceiro Ponto de Virada – Os anões são capturados pelos orcs dentro da montanha. 

Clímax – Thorin luta contra Azog, mas acaba inconsciente no chão. 

Ponto Culminante – Bilbo salva Thorin, e a companhia é salva pelas águias.

Resolução – Thorin e Bilbo se tornam amigos.

Para Sempre Cinderela

Enredo: Para Sempre Cinderella


Evento Instigante – Daniele descobre o príncipe roubando o cavalo de seu pai, o ataca com maçãs (sem perceber quem ele era) e o derruba no chão. Quando ele revela sua identidade, ela o deixa levar o cavalo, e ele lhe dá vinte moedas de ouro pelo seu silêncio.

Enredo: Para Sempre CinderelaPrimeiro Ponto de Virada – Daniele se disfarça de nobre para libertar um servo leal da casa de seu pai, que fora vendido para pagar as dívidas de sua madrasta. Ali ela encontra o príncipe novamente quando ele fala em seu favor para convencer o guarda a libertar o criado. Príncipe Henry não a reconhece e fica intrigado com ela. Quando ele a pressiona para falar seu nome, ela se apresenta como uma condessa e dá o nome de sua mãe, Nicole de Lancret.

Ponto de ‘Beliscão’ I – Daniele acidentalmente encontra Henry quando está nadando. Pouco depois, Monsier Le Pieu faz propostas a Daniele, e Marguerite, uma das filhas de sua madrasta apresenta Henry para seus criados (quase desmascarando Daniele).

Enredo: Para Sempre CinderelaPonto Médio – Daniele concorda em se encontrar com Henry (até ali, os encontros haviam sido acidentais). Ele a leva para um monastério. Na volta, são atacados por ciganos. Daniele salva a vida de Henry. 

A partir desse momento, Daniele admite que gosta de Henry. É também a partir daqui que sua atitude em relação à sua madrasta e as filhas dela muda: ela passa a lutar contra sua tirania e crueldade. 

Ponto de ‘Beliscão’ II – A madrasta descobre a identidade da condessa Nicole, e tranca Daniele. Henry acredita na história contada pela madrasta de que a condessa estaria noiva de um bélgico e que deixou a França. Desesperado, ele aceita a proposta do pai para se casar com a princesa da Espanha.

Terceiro Ponto de Virada – Daniele escapa e consegue chegar ao baile de máscaras, onde pretende contar a verdade a Henry. Porém, sua madrasta interfere, e o príncipe fica indignado ao saber que Daniele é uma criada. Sentindo-se traído, ele vira as costas para ela, e Daniele foge em lágrimas.

Enredo: Para Sempre Cinderela
Clímax – Depois que seu casamento com a princesa espanhola é cancelado (ela amava alguém fora da nobreza também), Henry descobre que a madrasta vendeu Daniele para Monsier Le Pieu. Ele corre para salvá-la, mas quando chega, ela já havia conseguido se libertar. 



Ponto Culminante – Henry se desculpa com Daniele e a pede em casamento.

Resolução – Depois de Henry e Daniele terem se casado, o rei pune a madrasta e sua filha. Daniele fala em favor delas e sua pena e abrandada de exílio para servidão no palácio.




E aí, os pontos ficaram mais claros depois desses exemplos? Na base de dados que citei existem muitos, muitos outros. Vale muito a pena dar uma olhada, ainda que com a tradução do Google.



  E se você gostou da postagem, não perca nenhuma novidade:










Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário