Sinopse

Embora ansiosa para impressionar o príncipe, as intenções de Cinder são adiadas quando sua irmã mais nova e única amiga humana contrai a praga fatal que tem assolado a Terra na última década.
[adaptado de carta de apresentação do livro que a autora enviou para a editora presente no blog de Marissa Meyer]
[adaptado de carta de apresentação do livro que a autora enviou para a editora presente no blog de Marissa Meyer]
(Sério, olhem a capa de Cinder, não é maravilhosa??)
Sobre o Livro
![]() |
Marissa Meyer |
Eu sei, pode parecer bastante coisa meio aleatória junta. Confesso que quando ouvi falar do livro, eu não me interessei em ler. Mas quando eu finalmente li, fiquei com aquela cara de “porque não li antes????”.
Ele é o primeiro da série As Crônicas Lunares, que passeia por outros contos de fadas também:
1. Cinder
2. Scarlet
3. Cress
3.5 Levana
4. Winter
- Coletânea de contos Stars Above – ainda não traduzido para o português.

(Vou falar mais dos livros seguintes dos próximos posts, não percam =D)
O início da ideia

Em 2008, ela participou de um concurso de escrita de um site chamado Aria’s Ink, um site de fanfictions de Sailor Moon. Os participantes tinham de escolher 2 entre 10 itens para colocar na história. Ela escolheu: ter um personagem de conto de fadas e se passar no futuro. A história acabou sendo uma fanfic de universo alternativo (tinha os personagens de Sailor Moon, mas em um contexto diferente) que era a releitura de O Gato de Botas em um cenário futurista.
Ela não venceu o concurso, mas isso deu a ela a ideia de colocar personagens de contos de fada em uma época no futuro, além de ter alguns toques do universo que conhecemos em Crônicas Lunares. Ainda não consegui ler, mas o conto Luna version 4.2 está aqui para quem se interessar (confesso, Sailor Moon não esteve tão presente na minha infância).
Por que na China Comunidade das Nações Orientais?
Um dos contos considerado uma das primeiras versões de Cinderela já encontradas é chamado de "Ye Xian" (os registros são do século IX, na China). Você encontra uma versão resumida do conto aqui.
![]() |
Ye Xian |

Pesquisas
![]() |
Fanart por chrysalisgrey |
Como todo autor que se preze, Marissa Meyer teve de fazer muita pesquisa para escrever Cinder e os outros livros das Crônicas Lunares. Em uma entrevista publicada no The Guardian, ela conta que quando decidiu escrever uma série de ficção científica, foi para a biblioteca e ficou horas com um monte de revistas Scientific Americam querendo ter uma ideia de como estava a tecnologia hoje e para onde tendia a ir. Ela queria que a tecnologia das Crônicas Lunares tivesse uma base real, e que soasse não só como possível, mas como inevitável.
Outras fontes de inspiração foram, óbvio, os contos de fadas em que cada livro se baseia, além de épicos da ficção científica como Guerra nas Estrelas, histórias de revoluções e queda de dinastias, movimentos sobre direitos civis, peste bubônica. E aí vem uma frase dela que eu adorei:
“Inspiração está em todo lugar. É trabalho do escritor pegar todos esses pedaços de ideias e modelá-los em uma história.”
Inspiration is everywhere. It’s the writer’s job to take all those little bits of ideas and mold them into one story.
Coisas Interessantes
![]() |
Fanart por kathryngee |
- O nome Cinder, vem do conto Cinderela, em que a personagem frequentemente estava coberta de cinzas (cinder = cinzas em inglês). E, como no conto, Cinder está quase sempre coberta de sujeira (nesse caso mais graxa do que cinzas, mas vocês entenderam).
- Nas primeiras anotações da autora para esse livro, Cinder sonhava em ser 100% humana e ficava sabendo que um cientista do palácio estava desenvolvendo meios para dar partes humanas a ciborgs. Ela dava um jeito de encontrá-lo e começava o tratamento.
- Na mitologia grega, “Selene” (no livro, a sobrinha de Levana) é a titã deusa da Lua, e seu nome romano era “Luna”.
- A capital de Luna, Artemísia, vem do nome Ártemis, a deusa grega da Lua e da caça, que sucedeu Selene.
![]() |
Selene e Ártemis |
- As primeiras versões de Cinder, Scarlet, e Cress começaram no NaNoWriMo! (Como alguém consegue terminar o NaNoWriMo é um mistério pra mim.)
(Se você nunca ouviu falar ou nunca entendeu o que é esse negócio, você encontra uma explicação bem legal - e sucinta - do que é o NaNoWriMo nesse post do Conversa Cult.
Concurso de Litografia
Marissa Meyer com frequência em seu blog pede ideias, responde perguntas, faz concursos. Parece uma página bem movimentada, rsrs.
Um dos concursos que apareceu por lá foi para que os fãs fizessem uma imagem de litografia relacionada a Cinder. Essa foi a imagem ganhadora:
![]() |
imagem By Snigdha |
Se quiser conferir, as outras seis imagens finalistas estão no post do blog da autora sobre o concurso.
Falando em imagens, olhem o fundo desse blog que coisa fantástica (faz mais sentido pra quem leu o resto da série, mas mesmo assim o.o)
Outras coisas (e links) interessantes
Você pode encontrar duas cenas deletadas de Cinder no site da autora. Infelizmente, não encontrei as cenas traduzidas :(
- Se quiser dar uma mini treinada no inglês, no site das Crônicas Lunares, têm um trecho do áudio book de Cinder disponível.
- Se você gosta de anotar sua vida literária pelo Skoob, Cinder também está lá.
- Temos também duas resenhas para vocês terem mais ideia da edição lançada no Brasil e essas coisas:
* Romances e Leituras - Cinder - adorei a resenha, bem parecido com o que eu achei do livro
* Vivendo Sentimentos - Cinder - não percam, não bastasse Cinder, a Monique têm vááárias resenhas de releituras de contos de fada <3
O que acharam das curiosidades sobre Cinder, já conheciam? Alías, o que acham do livro em si, se já leram? E se não leram, está na wish list? Contem para mim nos comentários. :)
P.S. Além das fontes já citadas, outras informações para fazer essa postagem vieram de:
- Foto Marissa Meyer
- Imagem Sailor Moon
- Imagem Gato de Botas
- Imagem Ye Xian
Que post mais completo. Adorei ver as curiosidades e fico muito feliz de ser indicada nas resenhas. Amo essa série e vale muito a pena. Abraços
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Nem preciso falar que adoro seu blog, né? É tanto livro bom que eu fico até tonta, hahahaha.
ExcluirAh! E vem mais coisa por aí sobre As Crônicas Lunares!
Abraço!