16 de janeiro - Dia de Apreciar um Dragão (Appreciate a Dragon Day)

em sábado, 16 de janeiro de 2021

De Falkor, Smaug, Banguela a Noberto, quem não tem um dragão literário queridinho? Vem comemorar o Dia de Apreciar um Dragão e saber mais sobre essa data!

16 de janeiro - Dia de Apreciar um Dragão (Appreciate a Dragon Day) - Smaug, Falkor


Oiê!!

A data comemorativa de hoje, O Dia de Apreciar um Dragão (Appreciate a Dragon Day, do original), foi criado pela escritora Donita K. Paul em 2004 para comemorar o lançamento do seu livro DragonSpell (Feitiço de Dragão, em tradução livre). Desde então, de crianças a adultos (e algumas bibliotecas públicas nos Estados Unidos) continuam a comemorar esse dia.

Mushu, da animação Mulan, da Disney - Cricket (Gri-li)
Mushu, da animação Mulan, da Disney
Imagem de People.com

E quem não tem um dragão literário guardado no coração? De Falkor (História sem Fim) a Smaug (Hobbit), passando por Banguela (Como Treinar Seu Dragão) e Noberto (Harry Potter), todos temos um queridinho - por sinal, acho que consigo imaginar Hagrid vestido a caráter para comemorar esse dia, hihihi.

Vou dizer que meus dragões favoritos são Falkor (embora confesso que só conheça a história pelo filme, ainda não parei para ler o livro - que obviamente está na minha TBR há muito tempo.... * assovia e disfarça* ) e Mushu, da releitura da Disney do poema A Balada de Hua Mulan (para mais releituras de Mulan, dê uma olhada na nossa página Adaptações de Contos de Fada).

Falkor e Atreyu, de História Sem Fim, 1984
Falkor, de História Sem Fim, 1984
Imagem de Boomtron

No seu site, Donita Paul deixa sugestões para comemorar o Dia de Apreciar um Dragão. Vejam algumas:

- Seja criativo: faça desenhos, esboços, pinturas, esculturas, poesias, uma nova história que pode ter acontecido também com um dragão conhecido, uma música, uma peça ou uma tirinha.

- Para bibliotecas: coloque em exposição livros com dragões ou artes de crianças. Que tal uma competição para o marca páginas de dragão mais criativo?

- Caça ao tesouro: Procure por ovos de dragão "desaparecidos".

- Tire fotos: veja quantas fotos você consegue tirar do seu dragão de pelúcia preferido em lugares divertidos. Talvez comendo um hambúrguer no McDonald's? Lendo livros de dinossauros na biblioteca? Apertando a mão do prefeito da sua cidade? Esperando o ônibus no ponto? Andando em um carro de bombeiros?

Feiticeiro de terramar, terra de histórias, como treinar seu dragão, harry potter, princesses of bamarre

A minha forma de comemorar a data foi juntar alguns dos livro que tenho na estante em que aparecem dragões <3.

Por sinal, já imaginou criar uma data para comemorar o nascimento do seu livro, e essa data começar a se tornar conhecida?? Se você olhar a hashtag #appreciateadragonday no Instagram, são mais de 3000 entradas! 

Para mais datas literárias, veja nosso Calendário. =D

E conte pra mim, qual seu dragão preferido?


Outras fontes para essa postagem:

Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário