A primeira história em quadrinhos brasileira foi publicada em 30 de janeiro de 1869 no Jornal "A vida Fluminense" e se chamava "Aventura de Nhô-Quim, ou Impressões de Uma Viagem à Corte", do cartunista Angelo Agostini. E é por isso que em 1984, a “Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo” (AQC-ESP) estabeleceu esse dia para comemorar o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, também conhecido como Dia do Quadrinho Nacional.
![]() |
Aventura de Nhô-Quim, ou Impressões de Uma Viagem à Corte |
Já a primeira revista em quadrinhos considerada a ser lançada no Brasil foi "O Tico-Tico", em 11 de outubro de 1905. Mas o gênero só ficou mais famoso por aqui um pouco mais tarde com os lançamentos de "A Turma da Mônica”, “O Menino Maluquinho” e “A Turma do Pererê".
As histórias em quadrinhos, ou HQ para os íntimos, conhecidas como nona arte, são um tipo de literatura que mistura elementos escritos e visuais que vai dando a sequência de cenas, diferente de um livro ilustrado.
Diversas HQs foram adaptadas para o cinema, como A Turma da Mônica, Asterix e Obelix, As Aventuras de Tintim, A Família Addams, MIB. Para saber um pouquinho mais dessas outras adaptações, dê uma olhadinha na página "Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos" do site Eu Sem Fronteiras.
E você, fã de HQs?
Para mais datas literárias, veja nosso Calendário. =D
As informações para esse post vieram de:
- O Tico-Tico, a primeira revista em quadrinhos do Brasil, em Plenarinho, Câmara dos Deputados
- As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte, em Nação HQ
- Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, em Calendarr Brasil
- Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos: Gibis agradam 29% dos brasileiros, em Correio Braziliense
- Imagem Turma da Mônica
Nenhum comentário , comente também!
Postar um comentário