2 de março - Dia do Dr. Seuss ou Dia de Ler por Toda a América

em quarta-feira, 2 de março de 2022

Olá, pessoal!

Hoje é o Read Across America Day ("Dia de Ler por Toda a América", em tradução livre), ou dia do Dr. Seuss. Vem conhecer um pouquinho mais sobre essa data!

2 de março - Dia do Dr. Seuss ou Dia de Ler por Toda a América, Lorax, Horton


Read Across America Day é uma iniciativa do National Education Association - NEA (Associação Nacional de Educação), um programa anual de motivação para a leitura que começou em 1998. A ideia é, basicamente, incentivar crianças a lerem onde quer que elas estejam.

O dia 2 de março foi escolhido por ser o dia no aniversário de Dr. Seuss, um autor infantil muito querido nos Estados Unidos. Aqui no Brasil é mais conhecido pelas obras que viraram filmes e animações como O Grinch, Lórax, Horton e o Mundo dos Quem.

O Grinch, 2000 - com Jim Carrey
O Grinch, 2000 - com Jim Carrey
Imagem de ferlap.pt

Mais recentemente, começou a haver um questionamento sobre associar esse dia de incentivo a leitura diretamente com Dr. Seuss por suas obras terem algum conteúdo considerado racista, como a ausência de mulheres negras em suas obras e os homens negros apresentados seriam sempre subservientes.

Agora, quem é Dr. Seuss?
Theodor Seuss Geisel (1904 - 1991) foi um escritor, poeta e cartunista. Apesar de ser mais conhecido pela obras infantis, ele também foi um ilustrados de propagandas e um cartunista político na época da Segunda Guerra Mundial - teriam sido mais de 400 cartoons para um jornal diário em Nova York.
Os livros infantis vieram depois da guerra, e foi a partir daí que ele passou a adotar o nome Dr. Seuss.

O Lórax, 2012
O Lórax, 2012
Imagem de Guia da Semana

Ele era conhecido por ser um grande perfeccionista e jogar fora cerca de 95% do seu material antes de fixar no tema para um novo livro, às vezes levando até um ano para escrever uma história.

Eu confesso que nunca li nenhum livro dele, conheço apenas as animações.

Alguém por aí já conhecia essa data? Algum fã dos livros dele?


Para mais datas literárias, veja nosso Calendário. =D


As informações para esse post vieram de:


Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário