Curiosidades: Ella Enfeitiçada, de Gail Carson Levine

em sexta-feira, 14 de abril de 2017


Eu sei, eu sei, estou sumida. Estou me acostumando com meus novos horários ainda. Já consegui conciliar o almoço e o jantar com a pós de pelo menos 60 horas/semana, mas faltam algumas coisas ainda, rsrsr.

Minha meta é conseguir aparecer por aqui pelo menos uma vez por mês, mas acho que ainda demora um pouco para eu conseguir esse grau avançado de competência. 

Enquanto isso, vamos dar uma olhada nesse livro maravilhoso, adaptação de Cinderela.


Sinopse
Ella Enfeitiçada
Como pode a benção de uma fada ser uma maldição tão grande?

No seu nascimento, Ella de Frell foi a infeliz alvo do presente de uma fada tola – o “dom” da obediência. Ella é obrigada a obedecer qualquer ordem que dão a ela, seja pular em um pé só por um dia e meio ou cortar a sua própria cabeça! Mas a obstinada Ella não aceita o seu destino facilmente. Contra ogros, gigantes, irmãs postiças malvadas e fadas madrinhas atrapalhadas, Ella parte em uma jornada para quebrar a maldição – de uma vez por todas. (tradução livre de Harper Collins - Ella Enchanted)




De onde veio a ideia

Gail Carson Levine

Esse livro, uma adaptação maravilhosa de Cinderela, foi originalmente publicado em 1998 nos Estados Unidos pela escritora Gail Carson Levine – título original: Ella Enchanted. 

A autora conta que foi o primeiro livro dela publicado depois de dez anos tentando. Ela tinha acabado de ler (e amado) uma adaptação de A Bela e a Fera (Beauty, da Robin McKinley). Nessa época estava começando um novo curso de escrita, precisava de uma ideia e pensou em adaptar um conto de fadas também. Cinderela foi o primeiro que veio na sua cabeça.

Aí ela percebeu que não gostava muito da personagem Cinderela, nem a entendia muito bem. Ela era tão insuportavelmente boa! E como ela podia acatar as ordens de pessoas ruins como a madrasta e as irmãs postiças? Foi daí que veio a maldição da obediência.   Gail Carson Levine - Ella Enchanted

Mais coisas interessantes

Cinderela - 1950
Cinderela - 1950
Bom, sou altamente suspeita para falar desse livro porque sou APAIXONADA por ele. Ele é encantador e criativo, tem bem aquele ar de conto de fada moderno (que fique claro: moderno no sentido de que os contos originais eram um tanto pesados, e não que você vá encontrar smartphones e carros automáticos pela história – mas podem contar com a aparição da carruagem-abóbora!).


Newbery HonorFoi premiado com um Newbery Honor, um prêmio que é concedido a escritores com a contribuição mais destacada para o público infanto-juvenil pela “Associação de Serviços Bibliotecários para Crianças” uma divisão da “Associação de Bibliotecas Americanas” (Association for Library Service to Children of American Library Association).


E em 2004, a editora Rocco lançou a edição brasileira (eba!).

Ella Enfeitiçada - Edição brasileira - 2004
Edição brasileira - 2004
O Filme
Uma Garota Encantada - 2003
Uma Garota Encantada 
2003
Se você conhece o filme “Uma Garota Encantada” com direção de Tommy O'Haver e atuação de Anne Hathaway <3, esqueça. Embora em tese seja uma adaptação dessa história, as únicas coisas iguais são os nomes dos personagens (e olhe que apareceram uns personagens a mais em relação ao livro). 

Não me entendam mal, eu adoro o filme, mas nem de longe você conhece a história desse livro depois de assisti-lo. Aliás, parece que foi criticado pelas inúmeras mudanças na obra original. Para a autora, o filme é “tão diferente do livro que é difícil compará-los” e sugeriu que se considerasse o filme como um processo criativo a parte. – Entrevista com Gail Carson Levine

Mais Sobre o Livro

Em 2006, Levine escreveu “Fairest” (algo como “a mais bela”) que se passa no mesmo cenário de Ella Enfeitiçada. Pelo título deve dar para imaginar que é uma adaptação de Branca de Neve, mas vamos deixar Fairest para outro post. Até porque, infelizmente ainda não foi traduzido no Brasil. :(

Essa é a minha edição!
*suspiro*

E, bom, como não sou muito boa em resenhas – na verdade não tenho muito tempo para elas se quiser terminar e publicar meu livro algum dia e fazer minha pós graduação decentemente (que não tem nada a ver com escrita, aliás). Por isso, vou deixar o link de duas resenhas que achei bem legais:


Não deixem de dar uma olhada no site da autora Gail Carson Levine e nas capas de outras edições pelo mundo.

E para quem gosta de deixar tudo na sua prateleira do Skoob, não deixem de colocar na sua lista de desejados/lidos/favoritos: Skoob - Ella Enfeitiçada 

Ella Enfeitiçada

Gostaram de Ella Enfeitiçada? Já conheciam a história, ficaram interessados, vão correr para a livraria mais próxima...? rsrs :P Contem pra mim nos comentários.




P.S. Além das fontes já citadas, outras informações para fazer essa postagem vieram de:

2 comentários , comente também!

  1. Não sabia que a autora tinha escrito mais de um livro, que bacana! Espero que um dia tragam para o brasil também :)
    Adoro esse livro e com certeza vale a pena ler, principalmente quem gosta de recriações de contos de fadas :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!!! Além de Fairest, li mais dois dela: Ever e The Two Princesses de Bamarre, mas Ella Enfeitiçada continua sendo meu preferido.
      (E obrigada por ter sido o primeiro comentário do blog! <3

      Excluir