Eu sei, eu sei, estou sumida. Estou me acostumando com meus novos horários ainda. Já consegui conciliar o almoço e o jantar com a pós de pelo menos 60 horas/semana, mas faltam algumas coisas ainda, rsrsr.
Minha meta é conseguir aparecer por aqui pelo menos uma vez por mês, mas acho que ainda demora um pouco para eu conseguir esse grau avançado de competência.
Enquanto isso, vamos dar uma olhada nesse livro maravilhoso, adaptação de Cinderela.
Sinopse

Como pode a benção de uma fada ser uma maldição tão grande?
No seu nascimento, Ella de Frell foi a infeliz alvo do presente de uma fada tola – o “dom” da obediência. Ella é obrigada a obedecer qualquer ordem que dão a ela, seja pular em um pé só por um dia e meio ou cortar a sua própria cabeça! Mas a obstinada Ella não aceita o seu destino facilmente. Contra ogros, gigantes, irmãs postiças malvadas e fadas madrinhas atrapalhadas, Ella parte em uma jornada para quebrar a maldição – de uma vez por todas. (tradução livre de Harper Collins - Ella Enchanted)
De onde veio a ideia


A autora conta que foi o primeiro livro dela publicado depois de dez anos tentando. Ela tinha acabado de ler (e amado) uma adaptação de A Bela e a Fera (Beauty, da Robin McKinley). Nessa época estava começando um novo curso de escrita, precisava de uma ideia e pensou em adaptar um conto de fadas também. Cinderela foi o primeiro que veio na sua cabeça.
Aí ela percebeu que não gostava muito da personagem Cinderela, nem a entendia muito bem. Ela era tão insuportavelmente boa! E como ela podia acatar as ordens de pessoas ruins como a madrasta e as irmãs postiças? Foi daí que veio a maldição da obediência. – Gail Carson Levine - Ella Enchanted
Mais coisas interessantes
![]() |
Cinderela - 1950 |

E em 2004, a editora Rocco lançou a edição brasileira (eba!).
![]() |
Edição brasileira - 2004 |
![]() |
Uma Garota Encantada 2003 |
Se você conhece o filme “Uma Garota Encantada” com direção de Tommy O'Haver e atuação de Anne Hathaway <3, esqueça. Embora em tese seja uma adaptação dessa história, as únicas coisas iguais são os nomes dos personagens (e olhe que apareceram uns personagens a mais em relação ao livro).
Não me entendam mal, eu adoro o filme, mas nem de longe você conhece a história desse livro depois de assisti-lo. Aliás, parece que foi criticado pelas inúmeras mudanças na obra original. Para a autora, o filme é “tão diferente do livro que é difícil compará-los” e sugeriu que se considerasse o filme como um processo criativo a parte. – Entrevista com Gail Carson Levine
Mais Sobre o Livro
Em 2006, Levine escreveu “Fairest” (algo como “a mais bela”) que se passa no mesmo cenário de Ella Enfeitiçada. Pelo título deve dar para imaginar que é uma adaptação de Branca de Neve, mas vamos deixar Fairest para outro post. Até porque, infelizmente ainda não foi traduzido no Brasil. :(
E, bom, como não sou muito boa em resenhas – na verdade não tenho muito tempo para elas se quiser terminar e publicar meu livro algum dia e fazer minha pós graduação decentemente (que não tem nada a ver com escrita, aliás). Por isso, vou deixar o link de duas resenhas que achei bem legais:
E para quem gosta de deixar tudo na sua prateleira do Skoob, não deixem de colocar na sua lista de desejados/lidos/favoritos: Skoob - Ella Enfeitiçada
Gostaram de Ella Enfeitiçada? Já conheciam a história, ficaram interessados, vão correr para a livraria mais próxima...? rsrs :P Contem pra mim nos comentários.
P.S. Além das fontes já citadas, outras informações para fazer essa postagem vieram de:
Não sabia que a autora tinha escrito mais de um livro, que bacana! Espero que um dia tragam para o brasil também :)
ResponderExcluirAdoro esse livro e com certeza vale a pena ler, principalmente quem gosta de recriações de contos de fadas :)
www.vivendosentimentos.com.br
Sim!!! Além de Fairest, li mais dois dela: Ever e The Two Princesses de Bamarre, mas Ella Enfeitiçada continua sendo meu preferido.
Excluir(E obrigada por ter sido o primeiro comentário do blog! <3