16 de janeiro - Dia de Apreciar um Dragão (Appreciate a Dragon Day)

sábado, 16 de janeiro de 2021

16 de janeiro - Dia de Apreciar um Dragão (Appreciate a Dragon Day)

Oiê!!

A data comemorativa de hoje, O Dia de Apreciar um Dragão (Appreciate a Dragon Day, do original), foi criado pela escritora Donita K. Paul em 2004 para comemorar o lançamento do seu livro DragonSpell (Feitiço de Dragão, em tradução livre). Desde então, de crianças a adultos (e algumas bibliotecas públicas nos Estados Unidos) continuam a comemorar esse dia.

Mushu, da animação Mulan, da Disney
Mushu, da animação Mulan, da Disney
Imagem de People.com

E quem não tem um dragão literário guardado no coração? De Falkor (História sem Fim) a Smaug (Hobbit), passando por Banguela (Como Treinar Seu Dragão) e Noberto (Harry Potter), todos temos um queridinho - por sinal, acho que consigo imaginar Hagrid vestido a caráter para comemorar esse dia, hihihi.

Vou dizer que meus dragões favoritos são Falkor (embora confesso que só conheça a história pelo filme, ainda não parei para ler o livro - que obviamente está na minha TBR há muito tempo.... * assovia e disfarça* ) e Mushu, da releitura da Disney do poema A Balada de Hua Mulan (para mais releituras de Mulan, dê uma olhada na nossa página Adaptações de Contos de Fada).

Falkor, de História Sem Fim, 1984
Falkor, de História Sem Fim, 1984
Imagem de Boomtron

No seu site, Donita Paul deixa sugestões para comemorar o dia de hoje. Vejam algumas:

- Seja criativo: faça desenhos, esboços, pinturas, esculturas, poesias, uma nova história que pode ter acontecido também com um dragão conhecido, uma música, uma peça ou uma tirinha.

- Para bibliotecas: coloque em exposição livros com dragões ou artes de crianças. Que tal uma competição para o marca páginas de dragão mais criativo?

- Caça ao tesouro: Procure por ovos de dragão "desaparecidos".

- Tire fotos: veja quantas fotos você consegue tirar do seu dragão de pelúcia preferido em lugares divertidos. Talvez comendo um hambúrguer no McDonald's? Lendo livros de dinossauros na biblioteca? Apertando a mão do prefeito da sua cidade? Esperando o ônibus no ponto? Andando em um carro de bombeiros?

16 de janeiro - Dia de Apreciar um Dragão (Appreciate a Dragon Day)

A minha forma de comemorar a data foi juntar alguns dos livro que tenho na estante em que aparecem dragões <3.

Por sinal, já imaginou criar uma data para comemorar o nascimento do seu livro, e essa data começar a se tornar conhecida?? Se você olhar a hashtag #appreciateadragonday no Instagram, são mais de 3000 entradas! 

E conte pra mim, qual seu dragão preferido?


Outras fontes para essa postagem:

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...