21 de fevereiro - Dia Internacional da Língua Materna

em segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

21 de fevereiro - Dia Internacional da Língua Materna

Olá, pessoal!

Quando estava organizando as datas do Calendário para Leitores e Escritores, eu não imaginava que fosse encontrar tanta coisa interessante sobre essa data. Bem a verdade, nem sabia bem o que ela significava. Vem comigo!


Monumento em Sidney
Imagem de Sydney Daily Photo

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a cada duas semanas uma língua deixa de existir no mundo e, junto dela, desaparece junto uma herança cultural e intelectual local, formas de pensar, expressões, memórias e formas de ver o mundo. Na matéria de fevereiro de 2021, Dia Internacional da Língua Materna promove inclusão por meio do multilinguismo, pelo menos 43% dos cerca de 6 mil idiomas falados no mundo poderão desaparecer. 

Outros dados impressionantes dessa mesma página são que menos de 100 idiomas são usados no mundo digital, e 40% da população do mundo não tem acesso à educação na língua que fala ou compreende.


No Brasil, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) são faladas cerca de 210 línguas, sendo cerca 180 pelos grupos indígenas e cerca de 30 pelas comunidades de descendentes de imigrantes. Também temos pelo menos duas línguas de sinais das comunidades surdas, além das práticas linguísticas ligadas aos povos e línguas africanas. Pelo levantamento do linguista Aryon Rodrigues, da Universidade de Brasília (UnB), 1078 línguas indígenas eram faladas no País há 500 anos.

Tribo indígena no Amazonas
Imagem de viajali.com.br


Acontecimentos do dia 21 de fevereiro
A data instituída pela Unesco em 1999, além de promover a diversidade linguística e cultural, relembra um caso ocorrido em Bangladesh em 1952 (na época, Paquistão): estudantes que protestavam pelo reconhecimento de sua língua – o bengalês – como um dos idiomas oficiais do país foram mortos pela polícia em Daca.

Em Bangladesh é o dia para celebrar a cultura de Bangladesh e a língua bengali. As pessoas colocam flores no monumento aos mártires, chamado Shaheed Minar, compram pulseiras de vidro para si e para familiares mulheres; partilham de ceias especiais e organizam festas, além de organizar premiações e competições literárias

Shaheed Minar (Monumento aos mártires)
Imagem de xinhuanet.com



Na Austrália, em fevereiro de 2006, foi levantado um monumento em homenagem ao Dia Internacional da Língua Materna no Parque Ashfield, em Sidney, Austrália: "Ele consiste de uma tábua de ardósia erguida verticalmente sobre uma plataforma. Na superfície da pedra encontram-se imagens estilizadas do Shaheed Minar e do globo terrestre. Leem-se ainda a inscrição 'Nós nos lembraremos dos mártires de 21 de fevereiro' (em inglês e bengali) e palavras em cinco alfabetos, que representam as línguas maternas dos cinco continentes" - da página da Secretaria da Educação do Paraná - 21 de fevereiro: Dia Internacional da Língua Materna



Monumento em Sidney
Imagem de Colors Magazine


Outro exemplo é Guiné-Bissau: a língua oficial é português (assim como em diversos países que já foram colônias de Portugal em algum momento). Um secretário da Cultura propôs que o crioulo se tornasse a língua oficial:

“Porque já é língua nacional, já é língua de namoro. Já é língua de transação econômica. Já é língua até de trabalho. Então, falta essa oficialização. E essa oficialização nos trará depois o reconhecimento, o reconhecimento oficial do Estado da Guiné-Bissau e o reconhecimento também dos nossos parceiros como patrimônio imaterial, que nos une como guineenses.” disse António Spencer Embaló em uma entrevista  Segundo ele, de acordo com o último censo de 1999, indicou que “98% da população comunicam-se em língua crioula”.

Ele também menciona a riqueza de linguagem do país: “[...] praticamente, todos os grupos étnicos na Guiné-Bissau são representados também com a sua própria língua. Significa que o último recenseamento geral da população aponta 32 grupos étnicos.  Podemos assumir que temos 32 línguas maternas.”


Para quem se interessar, existe um Atlas da Unesco das línguas em perigo no mundo:

Atlas da Unesco das línguas em perigo no mundo - Brasil


O que achou dessas informações? Impressionante, não?



Bibliografia:
- Secretaria da Educação - Paraná - 21 de fevereiro: Dia Internacional da Língua Materna

Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário