Curiosidades: Enquanto Bela Dormia, de Elizabeth Blackwell

em sábado, 27 de maio de 2017

Enquanto Bela Dormia, de Elizabeth Blackwell


Oi!!!
Consegui aparecer até que perto do prazo que eu gostaria, mas a vida anda bem corrida.
Esse livro li ano passado, espero que gostem da postagem de hoje. Ficou talvez um pouquinho comprido, mas foram muitas coisas legais que encontrei sobre essa história. =)


Sinopse
A verdade não é nenhum conto de fadas.

Eu não sou o tipo de pessoa sobre quem se contam histórias. Aqueles de origem humilde têm seus corações partidos e celebram seus triunfos sem serem notados pelos bardos, sem deixar vestígios nas fábulas de seu tempo.

E assim começa a história de Elise Dalriss.

Enquanto Bela Dormia, de Elizabeth Blackwell
Quando ela ouve sua bisneta recontar uma história sobre uma linda princesa acordada por um belo príncipe, isso abre uma porta para o passado, a porta que Elise tem mantido trancada por muito tempo. Porque Elise foi a companheira da princesa que dormiu de verdade - e ela é a única que sobrou que  sabe a verdade sobre o que aconteceu tanto tempo atrás.

Conforme as memórias começam a se desdobrar, Elise mergulha de volta no mundo magnífico por trás dos opulentos muros do palácio. Fugindo de uma vida de trabalho muito duro e tragédias pessoas, ela constrói uma nova vida para ela como criada da família real e rapidamente ascende dentro da hierarquia do castelo. Conforme Elise prova ser uma confidente leal, ela é atraída para a vida de um elenco de mulheres extraordinárias: uma linda rainha que acorda todas as manhãs com lágrimas no travesseiro, uma senhora solteira que no seu coração partido se tranca longe do mundo, uma princesa que sonha em ser livre, e a ambiciosa e assustadora irmã do rei que não consegue aceitar o fato de que nunca irá governar. Elise guardou os segredos delas - e os seus próprios - por uma vida inteira. Enquanto Bela Dormia é a sua história.

Nesse livro rico e envolvente de amor e terror, amizade e destino, somos apresentados a uma heroína de extraordinária determinação - o verdadeiro coração de uma lenda - que revela o que é preciso para chegar ao felizes para sempre. (tradução livre de While Beauty Slept - Goodreads)


Sobre o livro
Elizabeth Blackwell
Elizabeth Blackwell 

"Enquanto Bela Dormia" (While Beauty Slept, no título original) foi escrito por Elizabeth Blackwell e publicado em 2014. A publicação em si foi uma pequena saga a parte (vamos voltar a isso daqui a pouco) e a edição brasileira (yey!!!) veio em 2016.


Bom, o livro é uma adaptação do conto A Bela Adormecida (o que é um tanto óbvio pelo título), mas ele é um pouco diferente da maioria das adaptações de contos de fada que andei lendo por aí.


Scullery maid - o patamar mais baixo entre os criados
Scullery maid - o patamar mais
baixo entre os criados
Primeiro, porque o livro não foca na personagem principal do conto. Vemos a história pelos olhos de Elise, uma menina pobre que escapa de uma realidade muito dura e tenta a sorte no palácio. Do posto mais baixo entre as criadas, ela acaba ascendo até se tornar a criada pessoal da rainha.

"Eu fiquei chocada no passado com quanto algumas pessoas trabalhavam sem nunca receber nenhum reconhecimento. Sempre foi uma preocupação e um interesse meus, jogar luz nas pessoas que permitem que heróis sejam heróis." (tradução livre da entrevista dada pela escritora ao site Kirkus Book Reviews 

Aqui, as cenas dos comandantes em batalha definindo o futuro do reino ocorrem em segundo plano em algum lugar um distante, enquanto nós continuamos acompanhando o dia a dia do castelo com a rainha, os criados e as outras classes de trabalhadores.

Enquanto Bela Dormia, de Elizabeth BlackwellSegundo, porque a história é uma mistura com romance histórico. Ou melhor, o conto foi transformado em um romance histórico. A narrativa foi tecida de um jeito a nos fazer pensar que a história poderia ter realmente acontecido. Embora a voz da autora seja envolvente como um conto de fadas, não existem elementos mágicos. Todos os fatos, toda a coerência interna da história, se justificam com coisas perfeitamente plausíveis para a época, sem recorrer ao sobrenatural. 

Inclusive, não é um livro que eu leria para crianças - existe, sim, sofrimento na trama, intrigas políticas, ambição, doença e guerra. Ainda assim, a presença de Elise, de certa forma inocente e forte, gentil e leal, além, como eu disse, da habilidade da autora em contar histórias, tornam o livro maravilhoso e envolvente. Dá realmente a sensação de um conto de fadas.

De onde veio a ideia
Segundo o artigo escrito por Elizabeth Blackweel para o site She Reads, a inspiração para Enquanto Bela Dormia veio do desenho animado A Bela Adormecida da Disney, de 1959 (que ela assistiu muitas e muitas vezes já que era o favorito de sua filha :P - tenho a impressão de que meus pais devem conhecer bem essa sensação de repetição já que eu quase desmagnetizei minhas VHSs quando era criança não sei bem porquê).

A Bela Adormecida, 1959 - Disney
A Bela Adormecida, 1959
Disney

Inclusive, ela menciona algo que eu tinha notado, mas nunca tinha entendido porquê: os traços desse filme são mais angulados que os outros da Disney (dê uma olhadinha na imagem logo acima, as orelhas dos coelhos, por exemplo). Além disso, tem mais sombras também. 

Eyvald Earle - Disney
Eyvald Earle
"Um dia, eu decidi assistir ao making-off que havia no final do vídeo, que explicou que o artista que criou os planos de fundo e a aparência como um todo, Eyvald Earle, inspirou-se em tapeçarias medievais. Uma ideia me atingiu: e se toda a história tivesse sido tecida em uma tapeçaria para comemorar eventos que realmente aconteceram? [...] Conforme eu escrevia Enquanto Bela Dormia, eu queria que os leitores tivessem o mesmo sentimento que eu tinham quando assistia ao filme: uma combinação de temor e inquietação acontecendo em um castelo que era tanto deslumbrante quando assustador. Enquanto a minha versão de A Bela Adormecida é muito diferente da versão da Disney - e definitivamente não é para crianças - o estilo e o clima do filme foram uma influencia gigantesca. Sem a visão artística de Earle, eu nunca teria escrito esse livro." [tradução livre] 


Tapeçaria medieval - The Metropolitan Museum of Art
Tapeçaria medieval
(A Hunting Party Leaving a Castle 1495–1515)
The Metropolitan Museum of Art


A Bela Adormecida, 1959 - Disney
A Bela Adormecida, 1959
Disney
O enredo tece segredos de vários personagens, e na entrevista para o Kirkus Reviews, a autora também fala sobre isso: "Manter segredos era um produto daquele tempo. Nossa sociedade atual está baseada em oversharing [algo como 'compartilhar demais'], revelar tudo o que se pensa no Facebook ou Twitter. Apesar de eu querer personagens femininos fortes, é verdade que há muito que uma criada nunca diria ou observaria e comentaria sobre. Uma rainha não podia confiar em ninguém, e uma princesa não podia ser honesta sem prejudicar sua posição."

Sobre a publicação
Enquanto Bela Dormia, de Elizabeth Blackwell
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, publicar um livro está longe de ser uma tarefa fácil. No caso dessa autora, ela levou algum tempo (cerca de 4 anos), e diversas alterações na história, até conseguir um agente literário (no Brasil, essa figura ainda não é tão forte, mas nos Estados Unidos ela é meio indispensável se você não for publicar de forma independente).

"Meu livro se mostrou uma venda difícil. Era fantasia? Ficção histórica? Tinha elementos dos dois, mas não se encaixava totalmente em nenhum dos dois gêneros (E vamos ser honestos: a estrutura da história em si ainda precisava de trabalho)." (How I Got My Agent: Elizabeth Blackwell - Writer's Digest

No fim, com uma agente que não era famosa, mas que assumiu o livro como se fosse dela, Elizabeth Blackwell conseguiu um contrato que estava na sua lista dos sonhos desde o começo. =D


Outras coisas interessantes
Como eu havia dito na última postagem (Ella Enfeitiçada), minha ideia aqui no Escrevendo Asas não é fazer resenhas, então vou deixar o link de algumas que eu gostei para vocês conferirem: 


- Recanto da Mi - Enquanto Bela Dormia - Aliás, eu quase tive um TRECO quando vi que nesse blog tinha uma ENTREVISTA COM A AUTORA. Sim, você leu certo. Sério, lindo! Adorei a entrevista, ela é uma fofa!!!

Washington Independent Review of Books - While Beauty Slept - essa está bem legal também, tem um tom diferente das anteriores, mas está em inglês. 

Não deixem de ver o site da autora  Elizabeth Blackwell

E para quem gosta de organizar sua vida literária com a ajuda do Skoob, aqui está: Skoob - Enquanto Bela Dormia.

Enquanto Bela Dormia, de Elizabeth Blackwell
Meu livro! <3
Por fim, uma citação da autora que faz todo sentido pra mim:

"Para mim, a melhor ficção nos dá um escape mental do dia a dia, seja um mistério, um romance ou uma ficção histórica." (Tradução livre - Kirkus Reviews

E se você acha que por ser uma adaptação de contos de fada o final será óbvio... bom, pense de novo. ;)



Já conheciam Enquanto Bela Dormia? O que acharam de um conto de fadas sem elementos mágicos? Contem pra mim nos comentários! =)




P.S. Além das fontes já citadas, outras informações para fazer essa postagem vieram de

4 comentários , comente também!

  1. Oi Anna, adorei saber mais curiosidades sobre esse livro que tanto amei. Obrigada por citar a resenha que fiz, e sim, também pirei quando a autora me concedeu uma entrevista tão atenciosa.. hehe Beijos, Mi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina! Eu só citei porque realmente gostei. E sério, ter encontrado essa entrevista foi MUITO legal, parabéns por isso, aliás. =)
      Beijos!

      Excluir
  2. Tô doida por esse livro :3
    Acho a capa tão linda <3



    Minha Fuga da Realidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei da capa Andressa!
      Espero que você goste da história, depois me conta o que achou!

      P.S. Adorei a imagem inicial do seu blog. Bela e a Fera + livros!!! Lindo! <3

      Excluir