Olá, pessoas!
Vamos direto ao assunto: o post de hoje não é de minha autoria. É a tradução de um artigo que li faz pouco tempo, achei bem interessante e me rendeu algumas ideias. =)
Obviamente pedi autorização para a autora, Kaitlin Hillerich. O link para o texto original é 5 Ways to Hide Your Villain in Plain Sight.
Espero que vocês também gostem!
5 Jeitos de Esconder seu Inimigo Deixando-o Bem à Vista

Vilões são enganosos, astutos e manipuladores. Nem sempre eles andam por aí anunciando que são os bad guys! Às vezes, precisam andar incógnitos para conseguir o que querem. E às vezes, o vilão mais assustador é aquele que você não viu.
Então como escondê-los na sua história para uma deliciosa virada do mal? Você precisa subverter as expectativas dos seus leitores. Assim, pegue o que os seus leitores esperam dos vilões, o que eles assumem que os vilões façam e vire de cabeça para baixo. Aqui estão 5 jeitos para tentar.
Nota: Esse post contém spoilers das seguintes histórias: Frozen, Cidade de Ossos da Cassandra Clare, primeira temporada de The Flash, primeira temporada de Teen Wolf e Harry Potter e a Pedra Filosofal de J. K. Rowling. Você foi avisado! ;)
Nota minha [Anna]: Vou deixar um alerta com esse símbolo 🚨 antes e depois dos spoilers para ficar mais fácil de pular o exemplo se vocês quiserem, beleza?
1. Bonito e Charmoso
Leitores com frequência esperam que vilões sejam feios e com aparência assustadora. Pense em todos aqueles filmes da Disney que você assistiu quando era criança – Cruella de Vil, Jafar, Úrsula, Capitão Gancho, Malévola. Você sabia de cara que aquele personagem era o malvado porque ele era feio ou ameaçador. Mas a vida real não é sempre preto e branco. Coisas sombrias frequentemente vêm em embalagens bonitas.
🚨 início spoiler Frozen 🚨
Em Frozen, a Disney subverteu as expectativas que eles estabeleceram para sua audiência por anos. Eles apresentam o personagem Hans, um príncipe charmoso e bonito que parece ser um cara bem legal. Ele e a Princesa Anna parecem realmente se entender. Droga, até o cavalo parece simpático. Então descobrimos que mesmo que Hans seja bonitinho por fora, é podre até a alma.
🚨 fim spoiler Frozen 🚨
2. Ajudando o Herói
Leitores nunca vão suspeitar que o personagem ajudando o herói poderia ser o vilão. Por que o cara mau vai ajudar o inimigo, certo? Mas ele pode ter motivos ocultos que não ficarão claros até o final. Esse tipo de personagem pode ser um mentor, alguém que o herói admira, vê como um ídolo, ou simplesmente alguém que só parece querer dar uma mão. Qual objetivo secreto seu vilão pode estar escondendo?
Em Cidade dos Ossos, Hodge é o tutor dos personagens principais. O que não sabemos até mais tarde é que na verdade ele é um ex-seguidor do vilão e foi banido para o instituto, onde está preso por uma maldição. Ele ajuda os heróis a conseguirem um item que Valentine está procurando – porém apenas para que ele mesmo possa dar para Valentine e trocar por sua liberdade.
🚨 fim spoiler Cidade dos Ossos 🚨
🚨 início spoiler The Flash 🚨

🚨 fim spoiler The Flash 🚨
3. Completamente Inofensivo
O personagem na cadeira de rodas ou em coma não pode ser o vilão, certo? Quer dizer, não é possível, ele não poderia machucar ninguém.
Errado.
Em The Flash, Dr. Wells finge estar confinado em uma cadeira de rodas, o que faz os heróis suspeitarem menos dele. Na primeira temporada da série Teen Wolf, Peter Hale aparece em coma, então ninguém suspeita que ele poderia ser o lobisomem alfa aterrorizando a cidade.
🚨 fim spoiler The Flash e Teen Wolf🚨
Nos esperamos que os vilões sejam fortes – tanto física, quanto mentalmente. Fazê-lo parecer indefeso ou inofensivo é um ótimo jeito de camuflá-lo.
4. Tolo Incompetente
Vilões são por natureza hábeis, poderosos e perversos, então quando cruzamos com um personagem que parece um tonto atrapalhado, não vamos suspeitar que ele seja o cara malvado.
J.K.Rowling faz isso de uma maneira brilhante com Professor Quirrel em Harry Potter e a Pedra Filosofal. Ninguém suspeita que o professor gago, tímido e covarde é quem realmente está trabalhando para Lord Voldemort.
🚨 fim spoiler Harry Potter e a Pedra Filosofal 🚨
5. “Gostável” (no original: Likability)
Vilões não são para serem “gostáveis”. Eles são sombrios, cruéis, maus, egoístas e injustos. Então se você criar um personagem que pareça alegre, gentil, amigável e até mostre traços heroicos, leitores não vão achar que ele é o vilão. Quanto mais o leitor gostar do personagem, menos vai suspeitar dele porque não quer que ele seja o vilão. Pode até ser seu personagem favorito! Quer dizer, até que ele mostre suas verdadeiras intenções.
🚨 início spoiler Frozen 🚨
Vamos voltar para Hans, de Frozen. Ele parece doce, charmoso e um pouquinho bobo, desajeitado. Quando Anna parte para procurar Elsa, ele ajuda a cuidar do reino. E quando o cavalo de Anna volta sozinho, Hans sai em busca de seu amor. Parece bem heroico e honroso, certo? Até descobrirmos que ele só quer casar com Anna para matar Elsa e ganhar controle do reino.
Falando em frieza!
🚨 fim spoiler Frozen 🚨
Você já leu algum livro que o vilão acabou sendo uma surpresa?
Gostaram do artigo? Tiveram algumas ideias ou lembraram de alguma história que leram/ assistiram? Confesso que George Wickham em Orgulho e Preconceito da Jane Austen foi uma surpresa pra mim. Se lembraram de alguma, contem pra mim!
Obrigada pelas dicas. Melhor coisa é se surpreender com a estória e principalmente quebrar os paradigmas dos vilões como o conhecemos.
ResponderExcluirTambém adoro quando a história me surpreende! Fiquei super feliz quando a autora me autorizou a traduzir o artigo dela. Que bom que gostou!
ExcluirMuito obrigada. Me ajudou muito vc é demais 😉
ResponderExcluirImagina! Muito obrigada!
ExcluirQue bom que foi útil =D
Eu estou escrevendo um RPG de mesa, então estava procurando algo para surpreender os jogadores. Muito obrigada, realmente me ajudou.
ResponderExcluirQue bom que gostou, Victoria!
Excluir⚠️spoiler de A Rainha Vermelha
ResponderExcluirIsso me lembrou muito o Maven, no primeiro livro ele parecia ser o príncipe perfeito revolucionário que só queria igualdade, além de ser todo fofo e fazer a gente se apaixonar até mais que a Mare (eu mesma gostava bem mais dele do que do Cal) mas na verdade era tudo um plano dele e da mãe para tomar o trono e não fazer nenhuma mudança na hierarquia de Norta.
Confesso que não conheço A Rainha Vermelha, mas ilustra bem mesmo :)
ExcluirEu msm fiquei chocada quando eu descobri esse lado dele. Ele era tão amável, lindo, "perfeito"... tristeza
ResponderExcluirOi!
ExcluirDe qual personagem vc está falando, Meu Pão de Mel?
AVISO SPOILER K Em PERCY JACSON e os deuses olimpianos, no final descobrimos que o traidor era o Luke, tipo, era o Luke gente.
ResponderExcluirMe enganou tb!
ExcluirAlerta de spoiler :como treinar o seu dragão, isso é uma história de uma série na netflix
ResponderExcluirO lorran(acho que é assim) era meio atrapalhado e sempre ajudava os heróis e era muito medroso mas ao longo da série agente descobre que ele só queria roubar o rei dos dragões com ajuda de outros dragões, ou seja roubando os dos amigos de soluço e o de soluço