Sobre roupas antigas!

em sábado, 27 de junho de 2020

Sobre roupas antigas!

Caro leitor,
embora meu gosto por coisas mágicas e fantásticas seja bem visível pelo conteúdo geral do blog, para quem por acaso se lembrar de um detalhe frívolo da minha postagem sobre A Princesa do Baile da Meia Noite (algo parecido com um gritinho contido pelo vestido LIN-DO da capa americana do livro), deve imaginar que ADORO esses vestidões e roupas de estilo mais antigo também. S2

Instagram: @bernadettebanner
Pois bem, no meio do caos atual que estamos vivendo, vulgo, quarentena por COVID 19, uma amiga da faculdade me enviou um canal do YouTube que ela andava assistindo e eu PRECISAVA compartilhar a descoberta.

O canal é da Bernadette Banner, uma historiadora de moda, que, entre outras coisas, tenta recriar peças antigas usando as tecnologias disponíveis na época. Ela conta também de onde tira as informações, fala sobre a pesquisa que faz, disponibiliza fontes (como um livro de acesso gratuito no site da Biblioteca Pública de Nova York - mais sobre isso em instantes). Ela trabalhou uma época no teatro (na Broadway, pelo que menciona em um dos vídeos) e tem um instagram (@bernadettebanner) muito, muito bonito (ainda mais bonito do que o portfólio do site dela)

Um dos primeiros vídeos que vi foi sobre um vestido do século XV que ela faz baseado em uma pintura (!)  Esse aqui, por sinal:

Instagram: @bernadettebanner


YouTube: Bernadete Banner
E, oh, temos Cesário, o porquinho da índia fofinho! Tem um vídeo que ela de repente pára de falar e solta um "não, não, não mastigue os fios!"


Ok, eu sou babona e quero um cachorro, mas isso não vem ao caso.

Eu descobri algumas coisas bem interessantes até agora, como que espartilhos não necessariamente esmagavam as mulheres na época (foi um choque pra mim, confesso), porque é diferente usar espartilhos de "apertar muito as fitas".

Então se você está escrevendo algum livro de época e precisa de referências interessantes sobre vestuário, gosta de trabalhos manuais ou só gosta de babar nessas coisas (como eu, hihihi) não deixe de dar uma olhada. Fiquei bem com saudade de costurar e bordar como fazia quando era mais nova (obviamente nem perto do nível dela) e, oh, quero fazer aquele (esse da foto abaixo) casaco vitoriano pra mim!!

Instagram: @bernadettebanner

Não podia deixar de mencionar também os UFOs (UnFinished Objects - Objetos Não Terminados), algo que absolutamente qualquer pessoa que trabalha com artesanato tem, eu, inclusive (simplesmente adorei os comentários dela a respeito). No vídeo em que ela fala disso, também faz um chapéu usado pela Prof. McGonagall em um dos filmes, por sinal.

Para os mais interessados em livros propriamente ditos, ela tem um vídeo sobre uma das pesquisas que fez na Biblioteca Pública de Nova York (que prédio lindo!) e um que ensina como fazer uma pena de escrever (!). 

Instagram: @bernadettebanner
Biblioteca Pública de Nova York

Também sobre livros, ela fez um projeto para recriar o vestuário de uma versão feminina de Sherlock Holmes, chamado Lady Sherlock (duas amigas fizeram a Lady Watson e a Lady Moriarty). Para ter uma ideia das fontes que ela menciona, o livro que aparece nessa série The Keystone - Jacket and Dress Gutter, e que pode ser acessado gratuitamente é esse: 

The Keystone - Jacket and Dress Gutter


A parte que pode complicar é estar tudo em inglês, mas quase todos, se não todos, os vídeos têm a legenda em inglês também, o que facilita (por causa do meu trabalho, eu já leio bastante coisa em inglês normalmente, mas esse vocabulário um pouco mais específico de tecidos e costura, me quebrou um pouco as pernas no começo).

Obviamente ainda não consegui ver TODOS os vídeos, mas vi vários e adorei. A estética deles é bem bonita também e vale a pena dar uma olhada mesmo que você não acompanhe a língua.

O começo dessa postagem foi uma referência a como ela iniciava seus primeiros vídeos, o que diz muito sobre o estilo dela, inclusive.

Espero que tenham gostado, eu claramente fiquei apaixonada pelo trabalho dela. S2


Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário