5 de janeiro - Criação da Primeira Tipografia no Brasil

em terça-feira, 5 de janeiro de 2021

5 de janeiro - Criação da Primeira Tipografia no Brasil

Embora a origem da data seja controversa, dia 5 de janeiro comemora-se a Criação da Primeira Tipografia no Brasil .

Quando D. João VI e sua comitiva vieram para o Brasil fugindo de Napoleão Bonaparte, uma série de mudanças foi feita na colônia para que a família real se sentisse em casa para abrigar de forma mais adequada a família real e a corte portuguesa. Uma delas foi autorizar a criação de tipografias por aqui (há registros de publicações prévias a essa data, mas, a rigor, eram clandestinas).

Agora, o que é tipografia e por que ela era tão relevante?

A prensa tipográfica foi a invenção revolucionária de Gutenberg em 1450: consistia em letras de metal que podiam ser rearranjadas e reutilizadas para a impressão de textos - o que tornou a palavra escrita muito mais acessível, uma vez que antes os livros eram basicamente feitos à mão na Europa (ainda que, na época, a explosiva maior parte das pessoas fosse analfabeta).

(Se quiser saber um pouquinho mais sobre a história dessa invenção, inclusive sobre como os chineses meio que já tinham feito a mesma coisa alguns séculos antes, veja a matéria Gutenberg: Primeiras Impressões , da revista Super Interessante )

Definitivamente, uma invenção sem a qual nossos queridos livros não existiriam no formato e na disponibilidade que conhecemos.

Para mais datas literárias, veja nosso Calendário. =D

Bibligrafia:





Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário