3 de janeiro - Aniversário de J. R. R. Tolkien (1892)

em domingo, 3 de janeiro de 2021

3 de janeiro Aniversário de J. R. R. Tolkien (1892)

Nossa primeira data comemorativa literária é o aniversário de ninguém menos que John Ronald Reuel Tolkien, ou J.R.R. Tolkien, que nasceu dia 3 de janeiro de 1892, na África do Sul.

Após a morte do pai, quando Tolkien tinha 4 anos de idade, ele, o irmão mais novo e a mãe se mudaram para a Inglaterra. Alguns anos mais tarde, a mãe também faleceu, e os dois ficaram sob a tutela de um padre.

Mais tarde, ele se apaixonaria por outra órfã, Edith Bratt, que seria depois sua esposa e sua inspiração para a personagem Lúthien Tinúviel. 

Edith Bratt
Edith Bratt
Imagem de Deep Roots at Home

Pela maior parte da vida, Tolkien ensinou Inglês e Literatura na Universidade de Oxford. Era apaixonado por mitos e lendas e nas horas vagas criou um pequeno mundo chamado Terra Média. Desse mundo veio O Hobbit, O Senhor dos Anéis e outras obras. - esses dois livros são considerados por muitos como o início do gênero alta fantasia. (<3)

Curiosidade sobre O Senhor dos Anéis: Segundo a Enciclopédia Britânica, a história não é uma trilogia (gasp!), apesar de frequentemente ser publicada em três histórias separadas. Foi dividida, a princípio, para reduzir o risco da editora, caso o livro não vendesse bem. 

Tolkien, 1911
Tolkien, 1911
Imagem de Deep Roots at Home

Tolkien serviu na primeira guerra, onde contraiu febre das trincheiras. Acabou sendo enviado de volta, e ficou internado um mês até se recuperar um tanto - a doença o acompanharia por mais algum tempo.

Ele e Lúthien, digo, Edith, tiveram quatro filhos: John, Michael, Christopher e Priscilla, para quem ele contava histórias.

Não deixou muitas publicações acadêmicas, mas como diz a Biografia do autor no site da Tolkien Society, sua vida social estava longe de pouco notável. Foi um dos fundadores de um grupo de amigos de Oxford com interesses semelhantes chamado “The Inklings” - um dos participantes era C. S. Lewis (Crônicas de Nárnia!).

Tolkien, filme de 2019
Tolkien, filme de 2019
Imagem de Cosmo Nerd

Em 2019, foi lançado um filme biográfico dele. Não tenho conhecimento de causa para dizer o quanto o filme é acurado, ou não, mas gostei do filme e adorei a trilha sonora. 


E você, é fã de Tolkien desde criancinha, ou, como eu, demorou uma vida para ler alguma coisa do autor?


Para mais datas literárias, veja nosso Calendário. =D


Bibligrafia:
Encyclopedia Britannica - The Lord of the Rings
Encyclopedia Britannica - J.R.R. Tolkien
The Tolkien Society - Biografia



Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário