26/02 Dia de Contar um Conto de Fadas (Tell a Fairy Tale Day)

em sábado, 26 de fevereiro de 2022

Olá, pessoal!

Siiim! Existe um dia para os Contos de Fadas! Vem saber um pouquinho mais nesse post. 


26/02 Dia de Contar um Conto de Fadas (Tell a Fairy Tale Day)


Contos de Fadas são uma antiga tradição de histórias antigamente orais e posteriormente também escritas que, ao longo do tempo, foram encantando adultos e crianças. Muitos dos contos mais famosos hoje começaram como lições a serem passadas, com o objetivo de ensinar a evitar o perigo ou a construir caráter. Contos de Fadas também são uma boa forma de aprender sobre outras culturas, sobre suas tradições, comidas típicas e celebrações.

O termo mesmo "Contos de Fadas" foi cunhado pela escritora Madame d’Aulnoy em 1697, porém, ao que tudo indica, alguns contos vem desde a Idade do Bronze, cerca de 6000 anos atrás. E, claramente, permanecem bem populares - só dar uma passadinha na nossa página Releituras de Contos de Fadas para ver um pouquinho do que tem sido feito com base neles por aí.

Madame d'Aulnoy
Madame d'Aulnoy
Imagem de The Guardian

Além disso, é creditada a Albert Einstein a frase: "Se quiser que seus filhos sejam inteligentes, leia para eles contos de fadas. Se quiser que eles sejam mais inteligentes, leia mais contos de fadas", um claro reconhecimento da importância de imaginação =D. E são histórias também consideradas um campo fértil para psicanálise. Ou seja, estão por todo lugar!

De acordo com o site da Biblioteca Pública de Toronto, no Canadá, Se você for procurar por versões diferentes do mesmo conto, vai descobrir variações da mesma história em diferentes línguas e países. Cinderela, por exemplo, tem versões com raízes Persas, coreanas além da conhecida versão francesa de Charles Perrault.

Ye Xian, cinderela chinesa
Ye Xian, cinderela chinesa
Imagem de Positiva Ação

Além disso, algumas histórias seriam baseadas em fatos reais. Um exemplo é Margarete von Waldeck, filha do Conde de Waldeck, que viveu no século XVI - alguns acreditam que teria inspirado o conto de Branca de Neve e os Sete Anões. A área da Alemanha onde a família residia era conhecida pela mineração, mas os túneis eram tão apertados que precisavam usar crianças, ou pessoas pequenas para o trabalho. A beleza de Margarete teria sido bem documentada e a sua madrasta a enviou para longe, para viver em Bruxelas, onde se apaixonou por um príncipe espanhol, mas morreu, possivelmente pelas mãos da família desse príncipe.

Katherina von Hatzfeld, madrasta de Margarete - Branca de Neve
Katherina von Hatzfeld, madrasta de Margarete
Imagem de History Daily


A página da Biblioteca Pública de Toronto também dá diversas sugestões para celebrar o dia 26 de fevereiro: 

- pegar uma capa ou uma coroa e se vestir como seu personagem favorito
- construir seu próprio cenário de contos de fadas como uma floresta encantada ou um castelo protegido
- fazer um quiz e testar o conhecimento de seus familiares sobre contos de fadas. 

"E o que quer que você faça nessa data especial, quando o dia terminar e as histórias tiverem sido contadas, espero que você possa de um jeito sonhador proclamar... e eles viveram felizes para sempre. (Whatever you do on this special occasion, when the day ends and the tales have all been told, I hope that you can dreamily proclaim… And they all lived happily ever after.)

Mais alguém suspirando por essa data linda <3 ?


Para ler um pouquinho mais sobre Contos de Fadas, veja o post: O Que São Contos de Fadas

E para mais datas literárias, veja nosso Calendário. =D


As informações para esse post vieram de:
- Days of the Year - Tell a Fairy Tale Day

Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário