27/02 Dia Nacional do Livro Didático

em domingo, 27 de fevereiro de 2022

Olá, pessoal!

No dia de hoje, homenageia-se uma das principais ferramentas no ensino em todo o país: o livro didático.

27/02 Dia Nacional do Livro Didático


No Brasil, existe o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que foi criado, com outro nome, em 1937 e atualmente é responsável pela distribuição de exemplares anualmente em toda a rede pública de ensino.

Dados de antes de pandemia mostravam que o material mais usado nas salas de aula era o livro didático, sendo tão difundido que era considerado fundamental na educação - facilitando tanto a função do professor quanto o aprendizado do aluno. 

"De acordo com o estudioso britânico Christopher Stray, o livro didático representa uma mistura entre cultura, pedagogia, produção editorial e sociedade. Isso garante ao material uma grande força cultural, envolvendo vários setores da vida humana e seu preparo para o exercício cidadão." (Da plataforma E-docente)

As primeiras escolas públicas foram fundadas no Período Imperial, e alguns estudos encontraram registros do uso de livros didáticos desde 1820, embora tenha ganhado mais forma a partir de 1838 com a criação do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro.

E em 1929, foi criado o Instituto Nacional do Livro (INL) com a finalidade de produção de materiais didáticos, além de expandir a quantidade de bibliotecas no Brasil.

Colégio Pedro II
Colégio Pedro II
Imagem de Diário do Rio

No site da Universidade Federal do Tocantis, a professora e pesquisadora, Karylleila dos Santos Andrade, do Programa de Pós-Graduação em Letras, menciona que "para muitos profissionais o livro didático é á única ferramenta de ensino. 'O livro didático tem o caráter mais pedagógico e tem o objetivo de complemento dos livros clássicos quando são utilizados nas escolas. O livro didático é muitas vezes a única alternativa para os professores auxiliarem seus alunos do processo de aprendizagem'". Ela também comenta que nas escolas com menos recursos para manter bibliotecas bem estruturadas, com maior acesso à internet e á informação de modo geral, o livro didático tem uma importância ainda maior.


E você, se lembra de algum livro que usou na escola? Eu confesso que lembro de uns vários :)



Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário