7 de fevereiro - Dia do Gráfico

em segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

7 de fevereiro - Dia do Gráfico


Um gráfico é, originalmente, o profissional que trabalha com a impressão - revistas, jornais, livros, panfletos publicitários, cartazes, notas fiscais, e por aí vai. Mas hoje não se restringe a apenas isso: com a revolução da informação, foi abarcando outras tantas funções nas etapas de pré-impressão (a elaboração do produto), impressão de uma matriz (rotogravura, flexografia ou off-set) e acabamento (dobraduras, cortes, colagens e grampeamentos).


Prensa tipográfica
Imagem de dv.com


Muitos consideram que Johannes Gutenberg (1400 – 1468) foi o primeiro gráfico por ter sido o inventor da impressão tipográfica (tem um pouquinho sobre isso no post 5 de janeiro - Criação da Primeira Tipografia no Brasil). Gutenberg foi discretamente importante na História, pois por meio de sua invenção foi possível a fabricação em massa de livros e houve uma expansão de conhecimento, bem no período no Renascimento com seus novos ideias e descobertas científicas.


Mas o que 7 de fevereiro tem a ver com tudo isso?


O Dia do Gráfico é comemorado dia 7 de fevereiro porque nesse dia em 1923, quando a indústria gráfica estava tendo um crescimento importante, houve uma grande greve dos gráficos em São Paulo, por melhores salários e condições de trabalho. A greve além de ser bem sucedida, marcou a criação do sindicato dos Gráficos.


Já conhecia o trabalho dos Gráficos e qual era a origem dele?


Para mais datas literárias, veja nosso Calendário. =D


Bibliografia:

- Mundo Educação - Dia Nacional do Gráfico 

- Brasil Escola - Dia Nacional do Gráfico 

- Calendarr - Dia do Gráfico 

Museu Gutenberg reconstrói história da tipografia

Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário