08/03 Dia Internacional da Mulher

em terça-feira, 8 de março de 2022

Olá, pessoal!

Hoje não é data literária, mas vale a homenagem tanto quanto!

08/03 Dia Internacional da Mulher


Existe a história de que em 1857 ocorreu um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York onde teriam morrido mais de cem operárias, trancadas na fábrica de forma intencional durante o incêndio por causa de greves e levantes feitas por elas. Porém, de acordo com o site Brasil Escola, essa notícia não é verdadeira.

Um incêndio que de fato ocorreu foi em Nova York em março de 1911 levou à morte de 146 pessoas, sendo 125 mulheres - maioria dos mortos eram judeus. A causa do incêndio em si teriam sido instalações elétricas em más condições, além de fatores relacionados ao solo, repartições da fábrica e uma quantidade grande de tecido no lugar (combustível para o fogo). Nessa época, alguns proprietários realmente trancavam os empregados durante o expediente para conter greves e motins. Era o caso dessa fábrica nesse dia. Esse sim é considerado um dos marcos para o Dia das Mulheres.

Trabalhadores nos teares elétricos, por volta de 1910
Trabalhadores nos teares elétricos, por volta de 1910
Imagem de CultureNL Museums Collections

Nessa época, década de 1910, o feminismo ficava em evidência na luta por direitos trabalhistas para mulheres, além de direito a voto. O ano de 1917 foi marcado pela Revolução que derrubou a monarquia russa, e, em dia 8 de março desse ano, as operárias russas entraram em greve.

Após a Segunda Guerra Mundial, o dia 8 de março foi cada vez mais se tornando um marco de homenagem às mulheres, mas apenas em 1975 a Organização das Nações Unidas declarou o Ano Internacional das Mulheres, para combater as desigualdades e a discriminação de gênero em todo mundo. Nisso também foi oficializado o Dia Internacional da Mulher.

Embora mulheres, em média, ainda recebam salários menores do que homens para exercerem a mesma função em muitos lugares, além de terem uma chance muito maior de perderem seus empregos ou não conseguirem emprego por poderem engravidar, não só para desigualdade trabalhista serve o Dia da Mulher.

Igualdade de gênero
Imagem de News European Parliament

A data se tornou um símbolo de combate às diferenças e desigualdades sofridas pelas mulheres em todos os campos, seja chamar atenção para números relacionados a violência doméstica, ao casamento infantil que ocorre em alguns países, seja para chamar atenção para a desigualdade de acesso aos ramos políticos, de tecnologia e tantos outros.

Falando em ONU, existe a campanha He For She, que ganhou destaque por ter sido lançada por ninguém menos que Emma Watson, a Hermione dos filmes de Harry Potter, como Embaixadora da Boa Vontade da ONU. Foi criada também para promover ações ao redor do mundo em direção à igualdade de gênero.

Vale citar um pedaço do discurso dela nesse lançamento:

Esses direitos iguais considero como sendo direitos humanos. Porém, devo admitir, sou uma pessoa de sorte. Tenho uma vida privilegiada porque minha mãe e meu pai não me amaram menos porque sou filha. Minha escola não limitou minhas oportunidades porque eu sou menina. Minhas mentoras e mentores não tiraram a suposição de que eu seria menos bem sucedida pelo fato de poder me tornar mãe um dia. Todas estas pessoas foram embaixadoras da igualdade de gênero na minha vida e me ajudaram a me tornar a pessoa que sou hoje. Talvez elas nem saibam que são feministas inadvertidas e inadvertidos que mudam o mundo de hoje. E precisamos, justamente, de mais pessoas assim.

Emma Watson na cerimônia da ONU - He For She
Emma Watson na cerimônia da ONU
Imagem de A Crítica

E para você que ainda odeia a palavra [feminismo]: não é a palavra que importa, e sim a ideia e a ambição por trás dela. Porque nem toda mulher teve a sorte de ter os mesmos direitos que eu tive. Na verdade, muito poucas tiveram.

[...]

Homens também não têm os benefícios da igualdade de direitos. Não falamos muito sobre a prisão que é viver os estereótipos de gênero impostos aos homens, mas percebo que o dia em que o homem se livrar disso, as mudanças para as mulheres serão simplesmente uma consequência natural. Se homens não precisarem ser agressivos para serem aceitos, mulheres não sentirão a obrigatoriedade em ser submissas. Se os homens não precisarem estar no controle, mulheres não precisarão ser controladas.

He For She
Imagem de He For She


Ambos, homens e mulheres, deveriam ser livres para serem sensíveis. Ambos, homens e mulheres, deveriam ser livres para serem fortes.

[...]

Você pode estar pensando: Quem esta garota do Harry Potter pensa que é? E por que ela está discursando em nome da ONU? Acredite, essa é uma ótima pergunta! Eu me perguntei a mesma coisa e nem sei se sou qualificada para estar aqui. Só sei que eu me importo com essa situação. Quero fazer algo para que isso melhore. E tendo visto o que vi – e ter tido esta oportunidade – me sinto no dever de falar algo a respeito. E como disse o estadista inglês Edmund Burke: “Tudo o que o mal precisa para triunfar é que homens e mulheres de bem não façam nada contra ele”. (texto integral no site da ONU Mulheres)

Em 2022, o tema desse do Dia Internacional da Mulher é #BreaktheBias (Quebre o Preconceito). Tomara que realmente consigamos fazer isso.

#Breakthebias
#Breakthebias
Imagem de International Women's Day


Mas já que estamos em um blog literário, qual sua mulher literária favorita? Serve autora, serve personagem.
Algumas das minhas são: Eowyn, de Senhor dos Anéis, Elizabeth Bennet e Elinor Dashwood, ambas personagens de Jane Austen.


Para mais datas literárias, veja nosso Calendário. =D



As informações para esse post vieram de:

- Brasil Escola - 8 de março – Dia Internacional da Mulher 

Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário