12/03 Dia do Bibliotecário

em sábado, 12 de março de 2022

Olá, pessoal!
E hoje é dia dele, do guardião de mundos e informações: o bibliotecário!

12/03 Dia do Bibliotecário


O Dia do Bibliotecário foi oficializado em 1980 em homenagem ao dia no nascimento de um escritor, jornalista, poeta e bibliotecário chamado Manoel Bastos Tigre (que era, na verdade, engenheiro no diploma...).

Bastos se especializou em eletricidade nos Estados Unidos. Nesse país, ele conheceu Melvil Dewey, um bibliotecário bem importante na história americana, considerado pai das Bibliotecas modernas pela invenção de um sistema de classificação de livros e documentação, conhecido como Sistema Decimal de Dewey.

Manoel Bastos Tigre
Imagem de Migalhas.com.br

Influenciado por Dewey, Bastos entrou na vida de biblioteconomia com 33 anos de idade. Voltando ao Brasil trabalhou como Bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Em 1945, ele é transferido para a Biblioteca Nacional. Nos anos 1950, foi diretor da Biblioteca Central da Universidade do Brasil - como então era conhecida a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mas quem pensa apenas em uma pessoa atrás de um balcão de biblioteca apontando a prateleira certa para os transeuntes está muito enganado. Bibliotecários são as pessoas que organizam, catalogam e categorizam informações sobre documentos, obras e coleções, de forma que se tornem mais acessíveis. E podem ser encontrados também em centros de informação, bancos de imagens, agências de publicidade, institutos de pesquisa, entre outros locais.

Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário