14/03 Dia do Livreiro

em segunda-feira, 14 de março de 2022

Olá, pessoal!

Hoje é comemorado o Dia do Livreiro, ou Dia do Vendedor de Livros!


14/03 Dia do Livreiro


Nas minhas escarafunchadas por aí não consegui encontrar a origem dessa data em si (se alguém conhecer, me mande por favor). Mas vamos falar um pouquinho dessa profissão que faz nossos olhinhos de leitores brilhar.


Pensando no livreiro de maneira mais aberta, ele não é apenas o cara que vende livros, mas que se relaciona com leitores, sugere títulos, sugere gêneros. Desde que comecei a pesquisar para esse post, não consigo deixar de pensar na personagem Kathleen Kelly, de Meg Ryan, no filme Mensagem Para Você, de 1998 (adoro esse filme, aliás S2), que  é a dona de uma pequena livraria, faz leituras para crianças e basicamente sabe indicar o livro certo para todo mundo.


Mensagem Para Você, 1998
Imagem de USA Today


Aproveitando o gancho do enredo desse filme e falando sobre livrarias pequenas, a livraria mais antiga do Brasil foi inaugurada em 1844, fica no município de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Chamada Ao Livro Verde, é reconhecida pelo Livro Guinness dos Recordes como a mais antiga do país. Ela é citada em dois livros do escritor José Cândido de Carvalho: O coronel e o lobisomem, onde o personagem principal usava a livraria como escritório, e O Rei Baltazar, seu último romance.

A mais antiga do mundo fica em Lisboa, em Portugal, e é chamada Bertrand. Fundada em 1732, hoje é uma rede de livrarias. O prédio desmoronou no Grande Terremoto de 1755, mas a livraria voltou para o mesmo edifício após a reconstrução em 1773. O lugar também é conhecido por ter sido frequentado por figuras ilustres da literatura portuguesa como Bocage, José Agostinho Macedo, Curvo Semedo, Alexandre Herculano, Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão.


Livraria Bertrand, em Lisboa
Imagem de Bertrand.pt


E você, tem algum livreiro ou pequena livraria marcados na memória?


Para mais datas literárias, veja nosso Calendário. =D


Bibliografia:

- Associação Estadual de Livrarias do Rio de Janeiro - Livraria mais antiga do Brasil comemora 175 anos 
- Tomo Literário - Dia do Vendedor de Livros 
- AMB - Associação dos Magitrados Brasileiros - Livreiros e Bibliotecários 
- Bertrand Livreiros - A Livraria Mais Antiga do Mundo 
- Bertrand Livreiros - Somos a História desde Sempre 

Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário