Estrutura de Enredo : Os Três Atos

em sábado, 20 de agosto de 2016


Estrutura de Enredo - Os Três Atos


Olá, pessoas!

Manual do Roteiro - Syd FieldO post de hoje vai falar sobre a estrutura do enredo em 3 atos e foi feito com base no livro "Manual do Roteiro" do roteirista norte americano Syd Field. Embora o livro dê como base a construção de um roteiro (mais especificamente para cinema), as informações podem facilmente ser transportadas para a construção de qualquer história.


Estrutura de Enredo: Os três atos

Após a explicação de cada parte, vou colocar exemplos de três filmes famosos para ficar mais fácil:

- Cinderella 2015
- Os Vingadores 2012
- Harry Potter e a Pedra Filosofal 2001
   
Enredo: Cinderela, Os Vingadores, Harry Potter e a Pedra Filosofal


As informações sobre a estrutura da história desses filmes foi com base na Story Structure Database da autora K. M. Weiland. 
Alerta: obviamente temos spoilers nos exemplos.

Ato 1 - Apresentação



Estrutura de Enredo: Os três atos

Serve para:
- apresentar os personagens
- apresentar a 'premissa dramática' (o assunto do qual a história fala, e que faz a história andar para frente e chegar até o final)
- apresenta a situação (as circunstâncias em volta da ação)
- estabelece o relacionamento entre o personagem principal e os demais personagens



Cinderella 2015
Cinderella A família de Ella é mostrada e sua mãe morre. Depois, o pai tenta novamente a felicidade e se casa com Lady Tremaine, que chega com suas duas filhas.



Os Vingadores – A construção do conflito é mostrada quando Loki rouba o Tesseract, seguida por Natasha sendo enviada para recrutar Bruce, Fury recrutando o Capitão América e Coulson visitando Tony Stark.

Harry Potter e a Pedra Filosofal – Recebemos a notícia de como os pais de Harry morreram. Em seguida, vemos Harry alguns anos depois vivendo na casa dos tios. Até que Harry recebe a carta de Hogwarts, tio Walter o impede de ler, mas Hagrid chega para salvar o dia e escolta Harry para Hogwarts, mesmo contra a vontade dos tios.

Ponto de Virada 1 ("Plot Point", no original)


Estrutura de Enredo: Os três atos

São situações, eventos que engancham na ação e fazem o rumo da história mudar de direção - e dessa maneira movem a história adiante. É uma função do personagem principal.

Enquanto você escreve a história, os pontos de virada funcionam como placas de sinalização, mantém a história coesa e movendo-se para frente.

Cinderella – O pai de Ella morre. Lady Tremaine força Ella a viver no sótão e a trata como uma criada. Nesse momento, o verdadeiro conflito da história começa. 


Os Vingadores – Capitão América, Bruce, Natasha e Fury se encontram no helicarrier que levanta vôo.

Harry Potter e a Pedra Filosofal 2001

Harry Potter e a Pedra Filosofal – Harry e os outros alunos chegam a Hogwarts. 


Ato 2 - Confrontação


Estrutura de Enredo: Os três atos

O personagem principal enfrenta um obstáculo atrás do outro, que o impedem de alcançar seu objetivo (também conhecido como sua 'necessidade dramática').

Outra forma de pensar em necessidade dramática: o que move seu personagem através da ação? O que ele deseja?

"Sem conflito não há personagem, sem personagem não há ação, sem ação não há história." - Syd Field

Cinderella – Ella encontra o príncipe Kit, embora não saiba que ele é o príncipe. Após conhecê-la, ele pede ao rei que todas as jovens do reino sejam convidadas ao Baile Real. A madrastra recusa comprar um vestido para Ella e mesmo quando Ella costura seu próprio vestido, ele é rasgado pela madrasta e suas filhas. Aparece a fada madrinha que a ajuda a ir ao baile, onde ela reencontra o Kit. Ella foge à meia noite quando a magia da Fada Madrinha começa a se desfazer.

Os Vingadores 2012Os Vingadores – Depois que Loki se permite ser capturado e Thor aparece, Loki e seu cetro são levados a bordo do helicarrier. Loki começa a fazer os protagonistas se virarem uns contra os outros. Depois, todos eles descobrem que a SHIELD está usando o Tesseract para construiur armas. Barton, o arqueiro que está com a mente dominada, invade o helicarrier. Bruce perde o controle e se torna Hulk. Metade dos motores para de funcionar e Tony e o Capitão precisam colocar as diferenças de lado e trabalhar juntos para conseguir consertar. Loki escapa, mata o Agente Coulson e tenta matar Thor.

Harry Potter e a Pedra Filosofal – Um troll invade a escola e Harry e Rony o enfrentam para salvar Hermione. Harry acha que Snape deixou o troll entrar. Durante o jogo de Quadribol, a vassoura de Harry se comporta de forma estranha. Hermione vê Snape lançando um feitiço e acha que ele está tentando agredir Harry. Ela coloca fogo na barra da capa dele para distraí-lo.

Ponto de Virada 2 ("Plot Point", no original)


Estrutura de Enredo: Os três atos

Mesma ideia do primeiro ponto de virada.

Cinderella – Depois da morte do rei, o príncipe tenta encontrar Ella experimentando o sapato de cristal em todas as jovens do reino. A madrasta descobre o sapato que está com Ella, destrói-o e faz um acordo com o Grão Duke para impedir o príncipe de conseguir encontrá-la.

Os Vingadores – Loki libera seu exército Chitauri.

Harry Potter e a Pedra Filosofal 2001

Harry Potter e a Pedra Filosofal – Enquanto estava em detenção na Floresta, Harry encontra Voldemort. Um centauro o salva. 



Ato 3 - Resolução


Estrutura de Enredo: Os três atos

Significa solução, que é diferente de fim.

Solução é a resposta da pergunta: seu personagem vence ou não? Casa ou não? Vive ou morre?

Cinderella – O Grão Duke chega à casa de Ella (que está trancada no sótão) e experimenta o sapato nas últimas jovens, as duas irmãs. Após ouvir Ella cantando, o príncipe exige vê-la. Ele a reconhece e a pede em casamento. Ella sai da casa da madrasta e diz que a perdoa por sua crueldade.

Os Vingadores 2012Os Vingadores – Os Vingadores percebem que precisam fechar o portal para impedir que mais Chitauri consigam chegar. Enquanto isso, o Conselho de Segurança decide destruir os Chitauri junto a Manhattan com uma arma nuclear. Tony consegue pegar o míssil, vai para outro universo e quase não consegue voltar quando o portal está fechando. O míssil é detonado na nave Chitauri o que desabilita os soldados que estão na Terra.

Harry Potter e a Pedra Filosofal – Achando que Snape conseguiu uma forma de passar pelo cachorro de três cabeças, Harry, Rony e Hermione correm para pegar a Pedra Filosofal e impedi-lo. Eles enfrentam os diversos desafios no caminho até a pedra. Harry encontra Quirrel, não Snape, com o que sobrou de Voldemort. Harry mata Quirrel e o espíruto de Voldemort foge. 


Fim é a cena com que a história acaba.

Cinderella 2015

Cinderella – Ella e o príncipe se casam.


Os Vingadores – Cada um deles segue seu caminho separadamente.

Harry Potter e a Pedra Filosofal – Grifinória ganha o Campeonato das Casas, e os alunos voltam para suas casas para as férias de verão.


"O paradigma é uma forma, não uma fórmula. Forma é o que contém algo, é estrutura, configuração."



Você já tinha ouvido falar dessa estrutura de três atos? Me conte nos comentários!








  E se você gostou da postagem, não perca nenhuma novidade:











4 comentários , comente também!

  1. Gostei. Muito bem escrito e explicado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jinxs, que bom que deu para entender bem! Fico super feliz!

      Excluir
  2. Parabéns pelo trabalho, Realmente o conteúdo "os três atos" é rico na informação, pude entender claramente o que você não só tentou, como conseguiu passar o que são "os três atos", marcarei como favorito para que em um momento oportuno possa eu voltar a lê novamente.
    Anderson S.V

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson, que bom que ficou claro. Será sempre bem vindo!
      Se gostou do assunto, tem outro post chamado "Pontos Importantes do Enredo" que destrincha mais o assunto. Espero que goste também.

      Excluir