Olá, pessoas!
O post de hoje vai falar sobre a estrutura do enredo em 3 atos e foi feito com base no livro "Manual do Roteiro" do roteirista norte americano Syd Field. Embora o livro dê como base a construção de um roteiro (mais especificamente para cinema), as informações podem facilmente ser transportadas para a construção de qualquer história.

Após a explicação de cada parte, vou colocar exemplos de três filmes famosos para ficar mais fácil:
- Cinderella 2015
- Os Vingadores 2012
- Harry Potter e a Pedra Filosofal 2001
As informações sobre a estrutura da história desses filmes foi com base na Story Structure Database da autora K. M. Weiland.
Alerta: obviamente temos spoilers nos exemplos.
Alerta: obviamente temos spoilers nos exemplos.
Serve para:
- apresentar os personagens
- apresentar a 'premissa dramática' (o assunto do qual a história fala, e que faz a história andar para frente e chegar até o final)
- apresenta a situação (as circunstâncias em volta da ação)
- estabelece o relacionamento entre o personagem principal e os demais personagens

Cinderella – A família de Ella é mostrada e sua mãe morre. Depois, o pai tenta novamente a felicidade e se casa com Lady Tremaine, que chega com suas duas filhas.
Os Vingadores – A construção do conflito é mostrada quando Loki rouba o Tesseract, seguida por Natasha sendo enviada para recrutar Bruce, Fury recrutando o Capitão América e Coulson visitando Tony Stark.
Harry Potter e a Pedra Filosofal – Recebemos a notícia de como os pais de Harry morreram. Em seguida, vemos Harry alguns anos depois vivendo na casa dos tios. Até que Harry recebe a carta de Hogwarts, tio Walter o impede de ler, mas Hagrid chega para salvar o dia e escolta Harry para Hogwarts, mesmo contra a vontade dos tios.
São situações, eventos que engancham na ação e fazem o rumo da história mudar de direção - e dessa maneira movem a história adiante. É uma função do personagem principal.
Enquanto você escreve a história, os pontos de virada funcionam como placas de sinalização, mantém a história coesa e movendo-se para frente.
Cinderella – O pai de Ella morre. Lady Tremaine força Ella a viver no sótão e a trata como uma criada. Nesse momento, o verdadeiro conflito da história começa.
Os Vingadores – Capitão América, Bruce, Natasha e Fury se encontram no helicarrier que levanta vôo.
O personagem principal enfrenta um obstáculo atrás do outro, que o impedem de alcançar seu objetivo (também conhecido como sua 'necessidade dramática').
Outra forma de pensar em necessidade dramática: o que move seu personagem através da ação? O que ele deseja?
"Sem conflito não há personagem, sem personagem não há ação, sem ação não há história." - Syd Field
Cinderella – Ella encontra o príncipe Kit, embora não saiba que ele é o príncipe. Após conhecê-la, ele pede ao rei que todas as jovens do reino sejam convidadas ao Baile Real. A madrastra recusa comprar um vestido para Ella e mesmo quando Ella costura seu próprio vestido, ele é rasgado pela madrasta e suas filhas. Aparece a fada madrinha que a ajuda a ir ao baile, onde ela reencontra o Kit. Ella foge à meia noite quando a magia da Fada Madrinha começa a se desfazer.

Harry Potter e a Pedra Filosofal – Um troll invade a escola e Harry e Rony o enfrentam para salvar Hermione. Harry acha que Snape deixou o troll entrar. Durante o jogo de Quadribol, a vassoura de Harry se comporta de forma estranha. Hermione vê Snape lançando um feitiço e acha que ele está tentando agredir Harry. Ela coloca fogo na barra da capa dele para distraí-lo.
Mesma ideia do primeiro ponto de virada.
Cinderella – Depois da morte do rei, o príncipe tenta encontrar Ella experimentando o sapato de cristal em todas as jovens do reino. A madrasta descobre o sapato que está com Ella, destrói-o e faz um acordo com o Grão Duke para impedir o príncipe de conseguir encontrá-la.
Os Vingadores – Loki libera seu exército Chitauri.

Harry Potter e a Pedra Filosofal – Enquanto estava em detenção na Floresta, Harry encontra Voldemort. Um centauro o salva.
Significa solução, que é diferente de fim.
Solução é a resposta da pergunta: seu personagem vence ou não? Casa ou não? Vive ou morre?
Cinderella – O Grão Duke chega à casa de Ella (que está trancada no sótão) e experimenta o sapato nas últimas jovens, as duas irmãs. Após ouvir Ella cantando, o príncipe exige vê-la. Ele a reconhece e a pede em casamento. Ella sai da casa da madrasta e diz que a perdoa por sua crueldade.

Harry Potter e a Pedra Filosofal – Achando que Snape conseguiu uma forma de passar pelo cachorro de três cabeças, Harry, Rony e Hermione correm para pegar a Pedra Filosofal e impedi-lo. Eles enfrentam os diversos desafios no caminho até a pedra. Harry encontra Quirrel, não Snape, com o que sobrou de Voldemort. Harry mata Quirrel e o espíruto de Voldemort foge.
Fim é a cena com que a história acaba.
Os Vingadores – Cada um deles segue seu caminho separadamente.
Harry Potter e a Pedra Filosofal – Grifinória ganha o Campeonato das Casas, e os alunos voltam para suas casas para as férias de verão.
"O paradigma é uma forma, não uma fórmula. Forma é o que contém algo, é estrutura, configuração."
Você já tinha ouvido falar dessa estrutura de três atos? Me conte nos comentários!
Gostei. Muito bem escrito e explicado!
ResponderExcluirJinxs, que bom que deu para entender bem! Fico super feliz!
ExcluirParabéns pelo trabalho, Realmente o conteúdo "os três atos" é rico na informação, pude entender claramente o que você não só tentou, como conseguiu passar o que são "os três atos", marcarei como favorito para que em um momento oportuno possa eu voltar a lê novamente.
ResponderExcluirAnderson S.V
Anderson, que bom que ficou claro. Será sempre bem vindo!
ExcluirSe gostou do assunto, tem outro post chamado "Pontos Importantes do Enredo" que destrincha mais o assunto. Espero que goste também.