Resenha: A Sociedade do Anel

em sábado, 11 de agosto de 2018







Sinopse
Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder - a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro. 

Continuação de O Hobbit e início da trilogia O Senhor do Anéis, o livro revela como surgiram os anéis mágicos e como um grupo de magos, elfos e outros seres se formou para impedir que o maligno Sauron dominasse toda a Terra Média. 

Título original: The Fellowship of the Ring
Coleção: O Senhor do Anéis - Vol. I
Autor: John Ronald Reuel Tolkien
Editora: Martins Fontes
Ano: 2000

Citações: A Sociedade do Anel

A história começa com os preparativos para a festa de aniversário de Bilbo, o personagem principal de O Hobbit, livro que antecede a trilogia O Senhor dos Anéis. Na verdade, a festa de aniversário nada mais era que uma encenação para que ele pudesse, literalmente, desaparecer do Condado com grande estilo. 

Antes de ir embora, ele deixa para seu sobrinho, Frodo, o anel mágico que encontrou em suas aventuras muitos anos antes. E outros tantos anos se passam depois de sua partida antes que o Anel se torne particularmente importante (a.k.a um problema gigantesco) para Frodo.

Fanart por ChipsEss0r
Quando acontecimentos ruins se espalham pela Terra Média, Frodo precisa abandonar seu lar tranquilo no Bolsão para enfrentar uma jornada dura e longa para destruir o Anel.

Perseguido por Cavaleiros Negros, encontrando refúgio com os Elfos, atravessando a escuridão de Moria, a saga do pequeno hobbit vai te prender página após página. E como faz muito tempo que vi os filmes da trilogia O Senhor dos Anéis, ler os livros agora está sendo quase como conhecer uma história nova. 


Estou cada vez mais apaixonada pela escrita de Tolkien. O Hobbit não tinha me chamado tanta atenção, e Sobre Histórias de Fadas, confesso, foi um tanto difícil para meus neurônios não-linguistas. Mas A Sociedade do Anel foi maravilhoso apesar do cansaço em que eu estava enquanto lia esse livro.

O planejamento da história também é fabuloso. Aliás, O Senhor dos Anéis está me deixando encantada não só como leitora, mas como (um projeto de) escritora também. São vários cenários completamente diferentes uns dos outros, espécies, línguas (!). E nomes. Muitos nomes. E, veja bem,tenho alguma dificuldade em acompanhar histórias que apresentam nomes demais em um curto espaço (Dragões de Éter foi assim), mas aqui, não!

* olhinhos brilhando * 

Estou encantada. 

Tolkien é realmente um mestre.

Essa edição da Martins Fontes tem as letras um pouco pequenas (reclamação do senhor meu pai, não cheguei a ficar cansada nesse primeiro volume). E tem mapas no início e nas últimas páginas que ajudam a acompanhar os passos dos personagens (eu ficaria completamente perdida sem eles!)


Mapa do Condado - A Sociedade do Anel

Para ver mais das minhas tagarelices sobre A Sociedade do Anel, consulte meu Diário de Bordo na Terra Média parte 1 e parte 2. Aliás, 5 borboletas para esse livro! =D

Vocês já leram Tolkien? Quais livros?





Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário